Memória & Informação
A série Memória & Informação apresenta a palestra "Da escola nas oficinas à oficina como escola: sujeitos, circulação e apropriação de modelos de educação profissional na Estrada de Ferro D. Pedro II (1882-1906)", ministrada por Adriana Valentim Beaklini (Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro/SEEDUC-RJ). A conferência, com entrada franca, acontece no dia 23 de maio, às 14h30, na sala de cursos da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB).
:: Ementa
A conferencista abordará o processo de consolidação da educação profissional na Estrada de Ferro D. Pedro II, entre os anos de 1882 a 1906, através da implantação da Escola de Primeiras Letras e da Escola Prática de Aprendizes, criadas nas oficinas da empresa, no bairro do Engenho de Dentro, na cidade do Rio de Janeiro. Diante das dificuldades na localização de fontes sobre as instituições escolares, optou por transitar pela trajetória de sujeitos, que entrelaçaram suas vidas com o espaço estudado, visando analisar a circulação e a apropriação de modelos de educação profissional nesta empresa de transporte, na virada do século XIX.
:: Sobre a palestrante
Adriana Valentim Beaklini é assistente social e historiadora pela UFRJ, mestre em educação pela UniRio, doutora em educação pela Uerj e professora docente I da SEEDUC/RJ.