Jardim Histórico da Casa de Rui Barbosa
O jardim que cerca a residência histórica integra o conjunto arquitetônico da Casa de Rui Barbosa, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1938.
Por seu valor histórico e artístico, o jardim da Casa de Rui Barbosa é considerado um jardim histórico, conforme definição da Carta de Florença, documento de 1981 que estabelece os princípios para a preservação de jardins históricos.
O gerenciamento atual atende às recomendações específicas para proteção de jardins históricos, reforçadas também pela Carta dos Jardins Históricos Brasileiros, de 2010.
Hoje é uma das poucas áreas verdes de Botafogo, o que aumenta sua relevância ecológica e social. É um ponto de encontro, lazer, desfrute da natureza e reflexão, onde a presença humana favorece o equilíbrio no meio da agitação de um bairro que liga a Zona Sul ao centro da cidade.
Para conhecer mais sobre o espaço, acesse as Normas de Uso do Jardim Histórico aprovadas pela Portaria nº 114, de 08 de novembro de 2017 , e o Inventário Botânico do jardim.
Jardim
O Jardim está aberto todos os dias, das 9h às 17h30.