Cultura e Política em debate - Políticas Culturais como Processo Político: Noções en disputa
-
Programação
Políticas culturais como processo político: noções em disputa.
As políticas culturais, ainda nos anos 1960, tornaram-se alvo de discussão e debate, fomentados a partir de diferentes instâncias da esfera pública. No Brasil, nas duas últimas décadas, vêm se consolidando como área de estudos acadêmicos, com a criação de novos espaços e cursos voltados ao debate sobre o tema, com o fomento à produção de conhecimento, a publicações e fortalecimento da rede de pesquisadores dessa temática.
Há análises que relacionam esse processo com a trajetória da institucionalidade da cultura no Brasil, iniciada com a Constituição Cidadã de 1988 e intensificada entre 2003 a 2016. Neste último período, houve inovações normativas, operadas a partir das noções de democratização da cultura, democracia cultural, direitos culturais e cidadania cultural, que procuraram formatar as políticas culturais, de modo orgânico, como políticas públicas de cultura. Nesse processo, agenciou-se o enraizamento federativo, estimulando a participação popular institucionalizada nas decisões públicas sobre a cultura, reordenando sua conformação institucional.
Ultrapassado os anos de retrocessos democráticos, o contexto atual é de reconstrução de políticas públicas de cultura - expressa principalmente na elaboração do novo Plano Nacional de Cultura - e de ações de fortalecimento das instituições culturais, com significativos avanços legislativos, especialmente as Leis que instituem os marcos regulatórios do Sistema Nacional de Cultura e do fomento.
Partindo da perspectiva de que, como processo político, o próprio debate teórico e as análises acerca das políticas culturais envolvem disputas de projetos político-ideológicos muito distintos social, cultural e economicamente, essa mesa tem como proposta apresentar reflexões sobre as diferentes abordagens e conceituações de políticas culturais.
-
Palestrantes
Caio Gonçalves Dias
Doutor (2014) e mestre (2010) em Antropologia Social pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Realizou estágio doutoral na New York University e foi pesquisador visitante na EHESS (Paris) e no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS/UL). É pós-doutorando no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional (PPGAS/MN) com supervisão do professor Antonio Carlos de Souza Lima. Foi pesquisador de pós-doutorado no Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP) com financiamento da FAPESP e supervisão da Professora Lilia Schwarcz. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Teoria Antropológica e Antropologia Histórica.
Deborah Rebello Lima (participação online)
Doutora em Comunicação e Cultura (UFRJ). Professora Adjunto no Departamento de Artes da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Vice-líder do Laboratório de Ações Culturais (LABAC-UFF), pesquisadora associada ao Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura. Membro da Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Gestão da Fundação Casa de Rui Barbosa.
Moderadora
Adélia Zimbrão
Doutora em Psicologia Social (UERJ), da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (MGI), do Setor de Pesquisa em Políticas Culturais do Centro de Pesquisa da FCRB.
-
Informações úteis
Organização
Setor de Pesquisa em Políticas Culturais/FCRB
Cátedra UNESCO de Políticas Culturais e Gestão
Sala de Cursos – dia 1º de agosto de 2024, das 17h30 às 19h30.
O evento será transmitido pelo canal do YouTube da FCRB.
Link da transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=Te2xG5XGb0I
Não é necessário inscrição.
Certificados só para participação presencial.