Biblioteca São Clemente
A Biblioteca São Clemente foi constituída a partir de 1937 e concentra-se principalmente nas seguintes áreas:
- Direito Constitucional
- Filologia
- História do Brasil (especialmente o período da Primeira República)
- Literatura Brasileira
- Política cultural
Inclui também obras de e sobre Rui Barbosa, e complementa algumas obras da Biblioteca Rui Barbosa, como os Anais da Câmara (até 1959) ou as Leis do Brasil a partir de 1808.
O acervo é dinâmico, apresentando mensalmente novas aquisições, mas dele fazem parte também uma grande coleção de folhetos de cordel, reconhecida internacionalmente, e várias coleções oriundas de bibliotecas particulares que foram adquiridas, pela FCRB, por doação ou por compra, tais como: Joanita Blank, Judith Grossman, Joaquim Inojosa, Lucio Cardoso, Murilo Araujo, Manuel Bandeira, Ernesto Berger, Osman Lins, Plínio Doyle, Pedro Nava, Rodrigo de Souza Leão, Rodrigo Melo Franco de Andrade, Ribeiro Couto, Teófilo de Andrade, Thomaz Lopez e Vinícius de Moraes. Para maiores informações sobre algumas dessas coleções clique aqui.
O acervo da Biblioteca São Clemente está disponível para ser pesquisado na sala de consulta localizada no edifício-sede, mediante agendamento. O catálogo está disponível na base de dados da FCRB, selecionando a unidade Bib. São Clemente.
Acesse também a coleção digital Biblioteca São Clemente disponível no Repositório Rui Barbosa de Informações Culturais, Rubi.