Arquivo Rui Barbosa
O arquivo Rui Barbosa é constituído de cerca de 60.000 documentos que Rui Barbosa produziu e recebeu entre 1849 a 1923. Traduz a sua vida pública, seja como ministro, jornalista, advogado e diplomata, bem como sua vida social e familiar.
Índices onomásticos, temáticos e cronológicos, bem como inventários analíticos, auxiliam o acesso aos documentos, através de consulta à base de dados Arquivos Pessoais. Há edições disponíveis de alguns de seus instrumentos de pesquisa.
Os documentos estão distribuídos em onze séries:
:: Série Correspondência Geral - com 45.000 documentos, reúne cartas, telegramas, ofícios, cartões etc. recebidos por Rui Barbosa ao longo de sua vida
:: Série Ministério da Fazenda - retrata o período de sua gestão neste Ministério (15-11-1889 a 21-01-1891)
:: Série Causas Jurídicas - reúne pareceres, consultas, petições referentes à atuação do titular como advogado
:: Série Produção Intelectual - discursos, poemas e artigos produzidos por Rui Barbosa
:: Série Documentos Pessoais - recibos, diplomas, documentos de identidade, títulos de eleitor
:: Série 2ª Conferencia da Paz em Haia - atas de sessões, discursos, correspondência referentes à participação de Rui Barbosa como Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário em 1907
:: Série Embaixada a Buenos Aires - discursos e correspondência pertinentes à participação de Rui Barbosa como Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário em 1916, durante as comemorações do 1º Centenário da Independência da Argentina
:: Série Iconografia - fotografias, caricaturas, estampas, e desenhos - como os originais de Seth - referentes às lutas de Rui Barbosa, que podem ser consultados na base Iconografia
:: Série Cartografia - reúne mapas, gráficos e diagramas
:: Série Miscelânea - panfletos, prospectos, etc.
:: Série Documentação Complementar - documentos acumulados por familiares de Rui Barbosa após seu falecimento