Acervos
A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) possui um dos maiores acervos documentais do país, gerido, preservado e difundido pelo Centro de Memória e Informação (CMI), através de seus setores especializados: Museu Casa de Rui Barbosa, Serviço de Arquivo Histórico e Institucional, Serviço de Biblioteca e Arquivo-Museu de Literatura Brasileira.
Dentre os acervos, destacam-se aqueles relacionados a Rui Barbosa: a casa em que ele residiu com a esposa e filhos, com cerca de 1550 objetos; o jardim histórico; sua biblioteca com mais de 30 mil exemplares e os 60 mil documentos que formam seu arquivo pessoal.
A FCRB também abriga dezenas de arquivos pessoais de escritores, que se configuram em fontes potenciais de pesquisa sobre a literatura e contextos de produção intelectual brasileira, e uma rara coleção bibliográfica de revistas e jornais literários dos séculos XIX e XX, organizada pelo bibliófilo Plínio Doyle. Também se destacam o acervo da biblioteca infantojuvenil Maria Mazzetti; os arquivos e coleções familiares de personalidades importantes na história do Brasil; e a coleção de cordel, que reúne aproximadamente 9.000 folhetos e obras sobre o tema.
É possível consultar os acervos da FCRB por meio das bases referenciais ou pelo contato consulta.acervo@rb.gov.br.
Tenho acesso às bases de pesquisa dos nossos acervos.
Uso dos Acervos
Com a finalidade de assegurar condições adequadas à pesquisa e proteção de suas coleções, a Fundação Casa de Rui Barbosa apresenta as seguintes informações ao usuário de seus acervos:
Atendimento
Os usuários que não residem no município do Rio de Janeiro dispõem de um serviço de informação pelo endereço eletrônico consulta.acervo@rb.gov.br.
Para consulta aos acervos das bibliotecas é aconselhável que o usuário agende previamente a consulta, considerando-se o tempo necessário de busca das obras desejadas. Assim, cada demanda será atendida de imediato ou não, dependendo da análise e da possibilidade de disponibilização das obras selecionadas a partir da consulta às bases de dados. O agendamento poderá ser feito através de: consulta.acervo@rb.gov.br, (21) 3289-8665 ou diretamente na sala de consultas.
Os usuários receberão orientação sobre direitos autorais e obrigatoriedade de atribuição de crédito à FCRB nos casos de publicação ou divulgação de qualquer documento, objeto ou imagem.
O consulente deverá preencher formulário de cadastramento para fins de estatística e de avaliação do perfil de usuário. Deverá, também, assinar termo de responsabilidade quanto aos direitos autorais do material consultado.
Tenho acesso às bases de pesquisa dos nossos acervos.
Tenha acesso às publicações da FCRB