Acervo museológico
O acervo do Museu Casa de Rui Barbosa é bastante diverso em tipologia, técnica e material. Os primeiros objetos adquiridos pelo governo federal, juntamente com a propriedade foram as estantes - mais informações na seção Histórico do Museu - gerar link - e, em seguida, por meio de doações, permuta e compras, outros itens foram sendo acrescentados.
O acervo museológico é formado por, aproximadamente, 1550 objetos, em sua maioria, inseridos na categoria interiores, como as peças de mobiliário - mesas, cadeiras, poltronas, escrivaninhas, estantes, divãs, camas, mesas de cabeceira, etc. - que compõem um dos maiores conjuntos pertencentes ao museu, originários do espólio da família Rui Barbosa. Outras categorias presentes no acervo museológico são: os objetos pessoais, de adorno, toalete e roupas; os objetos de decoração, de iluminação, como abajures e lustres; esculturas, pinturas, litogravuras; objetos cerimoniais e insígnias, que também compõem uma fatia expressiva do acervo; utensílios de cozinha; e um instrumento musical, o piano alemão da marca C. Bechstein do século XIX. Além disso, o museu casa possui quatro viaturas: três carros de tração animal do século XIX (a vitória, o cupê e o landau) e um automóvel Benz do início do século XX. Todos os bens estão relacionados no Inventário do Museu Casa de Rui Barbosa, importante instrumento de controle e segurança realizada pela equipe a cada dois anos.
O histórico da coleção e os procedimentos relativos à sua documentação e conservação podem ser encontrados no Plano Museológico.
Quarto do casal - Sala Habeas Corpus |
Mesa de Leitura - Sala Federação Foto: Iconografia FCRB |
Cadeira-escada - Sala Constituição |
Quimono Maria Augusta Rui Barbosa - Área de Guarda |
Viaturas - Garagem |
Vista Geral - Sala Federação |