Sobre o novo portal
O portal da FCRB tem o objetivo de compartilhar conhecimento com a sociedade, permitindo acesso às informações, atividades e acervos da instituição e sobre seu fundador, o jurista e jornalista Rui Barbosa. Foi lançado no dia 7 de junho de 2021, cumprindo o Decreto n.9756, de 11 de abril de 2019. O novo portal da FCRB é resultado do trabalho do gestor do Plano de Trasformação Digital: Carlos Fernando Rabello; da coordenadora de conteúdo e responsável pela arquitetura da informação: Eula D.T.Cabral; do chefe do Serviço de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC): André Chang; dos funcionários de TI: Andrea Magalhães, Ricardo Fonseca e Solon da Fonseca; além do trabalho de Márcio Vasconcellos, que coordenou a montagem técnica do novo portal. A supervisão do trabalho foi feita pela equipe de servidores do governo federal de Brasília: Leonardo Antonialli, Nelito da Silva, Marcelo Cavalheiro, Davi de Lima, Vagner Vargas e Adrian Bezerra. Como o trabalho foi feito manualmente, a FCRB, através da Portaria de Pessoal nº 44, de 10/6/2021, e da Portaria nº 37, de 11/8/2021, instituiu uma comissão de servidores da instituição para verificação do conteúdo e da estrutura interna das páginas do novo Portal da FCRB, conferindo se todo o conteúdo do portal antigo foi levado em consideração no novo. Presidida pelo chefe do STIC, André Chang, participaram do trabalho: Eula D. T. Cabral, Marcelo Farias, Marcos Veneu, Beatriz Rio, Priscila Vaisman, Aparecida Rangel, Ana Lígia Medeiros, além de Márcio André de Vasconcellos, representando a empresa E-Noar Tecnologias.
O Projeto
Fazer um novo portal para a FCRB foi um desafio. O primeiro passo foi analisar e conhecer detalhadamente o mapa do portal anterior, implantado em 2004. Em seguida, foi preciso estudar a proposta do governo federal e o seu modelo gov.br.
Estrutura
A estrutura do novo Portal da FCRB precisava levar em consideração o modelo gov.br. Além de todos os tópicos exigidos no GTA sobre acesso à informação, era preciso levar à sociedade todas as atividades, serviços e produtos da instituição, além de centrais de conteúdo, redes sociais e canais de atendimento.
O novo Portal e a transparência dos dados
O portal foi construído na plataforma gov.br, seguindo a meta do governo federal em unificar digitalmente todos os portais, sistemas e aplicativos móveis que disponibilizam aos brasileiros informações e serviços públicos institucionais federais, cumprindo o Decreto n° 9.756, de 11 de abril de 2019. O acesso e disponibilização de todos os dados da instituição, assim como aos de todas as instituições públicas federais, foram possibilitados pela implantação do Guia de Transparência Ativa para Órgãos e Entidades do Poder Executivo Federal (GTA), elaborado pela CGU. *O texto sobre o Manual do novo Portal da FCRB foi escrito por Eula D.T.Cabral.