Manual - Como publicar no DOU
Manual - Como publicar no DOU
Para publicar no Diário Oficial da União (DOU) é preciso solicitar o cadastro ao SASG que requisitará à Imprensa Oficial o registro e o certificado que possibilita o envio da matéria.
Você receberá um email de devolucao@in.gov.br com o título Certificado com os procedimentos para baixar o Certificado. Caso tenha alguma dúvida em relação a salvar o Certificado em seu computador, é importante solicitar a ajuda do setor de Informática da instituição.
Com o Certificado salvo no computador e com sua senha (que deverá ser criada na página da Imprensa Nacional), é hora de publicar.
1. Entre na página da Imprensa Nacional e coloque seu Usuário e Senha. Aparecerá um cabeçalho com alguns tópicos.
Clique na área superior, à esquerda, em Enviar Matérias.
2. Ao clicar na área superior, à esquerda, em Enviar Matérias aparecerá um formulário solicitando dados.
3. Como publicamos mais Portarias, no formulário que aparece na tela você escolherá, no tópico Jornal, Diário Oficial – Seção 2. Além disso, a data (que sempre será um dia útil e posterior à data que você está publicando).
* Lembre-se que o DOU é
dividido em três seções:
1 - Atos normativos
2. Atos de pessoal
3. Contratos, editais e avisos
Feito isso, você vai clicar em Adicionar, onde abrirá a tela do seu computador para anexar o documento.
4. O documento que você deve anexar deve vir no formato RTF. Além disso:
- A régua superior da página desse documento deve ficar em 8 cm
- A fonte do texto será Calibri
- O tamanho do texto deve ser 9
- O texto deverá ser idêntico ao enviado pela direção da instituição. Nada deve ser modificado.
Lembre-se que é um documento oficial assinado.
O texto seguirá a seguinte regra (que deverá permanecer no texto)
##ATO
##TEX
##ASS
O ideal é que haja um modelo pronto em seus arquivos para você apenas completar com o documento que virá da direção da instituição (que deverá ser mantido na íntegra).
5. No formato correto você colocará em
##ATO PORTARIA...
##TEX O cabeçalho da Portaria e tudo que estiver escrito na Portaria, obedecendo as vírgulas e os parágrafos, sem pular nenhuma linha e nem dar entrada de parágrafo.
##ASS Nome da autoridade que está assinando o documento.
6. O documento devidamente formatado e em RTF será anexado na página da Imprensa Nacional. Em seguida, você clicará no nome do documento (que ficará marcado) e irá no “botão” (à direita do formulário) Órgão.
Ao clicar em Órgão, abrirá uma tela com o nome da instituição. Dê OK.
7. Feito isso, ele retorna ao formulário. Marque, novamente, no título do documento e clique em Visualização.
Ele verificará se o documento tem erros.
Se estiver tudo correto (sem observações em vermelho), clique no “botão” inferior, à esquerda, Aceito.
8. Estando devidamente correto, você irá na área inferior, à esquerda, do formulário e clicará em Tipo. Escolherá Portaria (se for o caso).
Agora, é só clicar no botão inferior, à esquerda, Enviar.
9. Ao clicar em Enviar, aparecerá uma janela solicitando o Certificado. Primeiro, clique no botão que tem 3 pontinhos (...).
10. Ao clicar no botão que tem 3 pontinhos (...), abrirá seu computador e você deve clicar no certificado (certstore) e, em seguida, em Abrir. Clicando lá, ele retornará para a página da Imprensa Nacional e você deverá colocar a sua senha (que você criou junto com o Certificado). Pronto. Matéria(s) enviada(s).
11. Ao enviar a matéria, ele abre automaticamente um Recibo.
Clique em Imprimir Recibo.
12. Ao clicar em Imprimir Recibo, opte, no botão Destino, por Salvar como PDF.
13. Salve no seu computador com o número da Portaria e envie esse documento para as pessoas envolvidas na publicação (gabinete e RH).
14. No dia que sair a publicação, vá ao DOU e salve a publicação oficial em PDF. Em seguida, envie o documento anexado para o email do RH e do gabinete da Presidência.
É simples. Basta seguir o passo a passo e se organizar.
* Texto e edição da página: Eula D.T.Cabral.