Pesquisa Ruiana
Os estudos ruianos são voltados, prioritariamente, para a edição das Obras Completas de Rui Barbosa. A Coleção, que já conta com 137 tomos publicados, engloba os trabalhos de Rui em suas diferentes esferas de atuação: como jurista, político e jornalista.
Além das Obras Completas, são preparadas outras edições sobre Rui, como as das coleções Obras avulsas, das Obras sobre Rui e de seu Arquivo.
É prestado também atendimento a pesquisadores, estudantes e editores fornecendo elementos para a elaboração de teses e dissertações, além de produzir prefácios e apresentações para trabalhos a serem publicados.
As duas linhas de pesquisa desenvolvidas neste Setor são:
Estudos ruianos
Palavras-chaves
Rui Barbosa
Segundo Reinado
Primeira República
Supremo Tribunal Federal
Constitucionalismo
Edição de texto
A linha de pesquisa Estudos machadianos, levando em conta que Machado de Assis e Rui Barbosa foram contemporêneos (Machado era apenas dez anos mais velho que Rui), é desenvolvida no Setor Ruiano, cujo principal objetivo é estudar Rui Barbosa e seu tempo.
Desenvolvida pela pesquisadora Marta de Senna e por vários bolsistas de Iniciação Científica, a linha de pesquisa Estudos machadianos tem como principal produção um portal (www.machadodeassis.net), onde se pode encontrar: uma base de dados sobre citações e alusões na ficção de Machado de Assis; uma revista eletrônica de estudos machadianos (Machado de Assis em linha); e ainda os nove romances do autor, disponibilizados on-line com notas esclarecedoras de referências histórico-literárias e de locais do Rio de Janeiro, do Brasil e do mundo mencionados por Machado de Assis.
Equipe de pesquisadores
Laura do Carmo
Soraia Farias Reolon Pereira
Saiba mais
Rui Barbosa - vida e atuação
Arquivo Rui Barbosa
Biblioteca de Rui Barbosa
Para as crianças