Programa de Incentivo à Produção de Conhecimento
O Programa de Incentivo à Produção do Conhecimento Técnico e Científico na Área da Cultura (PIPC) da FCRB pretende formar, treinar e capacitar recursos humanos em programas de desenvolvimento tecnológico, de referência em preservação e tratamento de acervos, assim como de pesquisa em história, direito, filologia, estudos ruianos e políticas culturais.
O Programa foi iniciado por intermédio de convênio entre a FCRB e a Faperj (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro), assinado no ano de 2005. A partir de 2009, passou a ser gerido integralmente pela Casa. Ao longo de mais de uma década, tem contribuído para a formação e o aperfeiçoamento de centenas de profissionais na área da cultura, muitos seguindo carreira acadêmica e hoje ocupando lugar de destaque nas universidades e instituições de pesquisa. Além disso, esse incremento na capacidade de produção de conhecimento tem representado contribuição inestimável para a FCRB melhor cumprir sua missão.
Anualmente, são lançados editais de concurso que oferecem bolsas de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico nas diversas áreas de atuação da Fundação, em espectro que vai da iniciação científica (ocasionalmente, inclusive para o ensino médio) aos estágios pós-doutorais. A iniciação científica, por suas características próprias e por contar com apoio de bolsas do CNPq, é fruto em geral de um edital próprio.
Portaria FCRB n.3, de 28/2/2024 – consolida as normas que regem o PIPC e o PIC da FCRB, regulamentando seu funcionamento.
Tenha acesso à página de Concurso de Bolsas da FCRB