Notícias
COP30
Secretário Extraordinário para a COP30 e CEO da COP29 discutem lições aprendidas para evento no Brasil
Valter Correia, Gulnaz Guliyeva e Narmin Jarchalova, CEO da COP29 - Foto: Raissa Gomes/Secop
Em um encontro que reflete o compromisso com a continuidade e a cooperação internacional, o Secretário Extraordinário para a COP30, Valter Correia, reuniu-se nesta terça-feira (19) com Narmin Jarchalova, CEO da COP29, no Azerbaijão. A reunião abordou lições aprendidas na organização da Conferência em andamento e os desafios da preparação para o encontro climático de 2025, que será sediado em Belém, no Brasil.
“A COP do Azerbaijão está acontecendo de maneira exemplar e gostaria de ouvir de você um pouco das experiências aprendidas até aqui para saber como podemos também aplicar boas práticas na nossa COP”, disse Valter.
Durante o diálogo, Jarchalova destacou as escolhas que fez durante a preparação da COP, como a contratação de empresas e fornecedores majoritariamente azerbaijanos. “Fomos ao redor do mundo buscar os azerbaijanos com mais experiência na realização de grandes eventos e entregamos uma COP de sucesso”, destacou a CEO, que é responsável por todas as contratações da COP do Azerbaijão.
Valter Correia, por sua vez, apresentou as diretrizes preliminares do Brasil para a COP30 e a estrutura que o governo criou, por meio da Secretaria Extraordinária para a COP30 para tornar o evento possível.
A reunião também abordou aspectos técnicos e logísticos, as estruturas e fluxos de funcionamento entre as equipes e a estrutura de pessoal necessária para um evento deste porte. Jarchalova sugeriu a realização de workshops conjuntos entre as equipes da COP29 e COP30 para troca de experiências específicas e apoio no planejamento estratégico. “Contem com a nossa equipe para auxiliar os times de vocês no que pudermos”, disse
A visita técnica da equipe da Secop ao Azerbaijão ainda terá reuniões entre as equipes técnicas das duas conferências na próxima semana e os encontros se desdobrarão de forma virtual a partir de dezembro de 2026.