Notícias
Convergência entre ações executadas pelo Governo Federal e proposições do Conselhão ultrapassa 70%
Ministra em exercício da Casa Civil, Miriam Belchior, participa da terceira reunião plenária do Conselhão - Foto: Wagner Lopes / Casa Civil
No decorrer da terceira reunião plenária do Conselhão, o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, a ministra em exercício da Casa Civil, Miriam Belchior, fez uma apresentação sobre o status das proposições indicadas pelo órgão ao Governo Federal. Das 39 sugestões oriundas das comissões temáticas, 30 foram classificadas como em andamento. Ou seja, 77% das proposições já se encontram em diferentes níveis de implantação.
Para Miriam Belchior, o dado representa um percentual comprobatório de alta convergência entre o que foi proposto pelos 200 conselheiros e as políticas em curso adotadas pelo Governo Federal. Entre estas, constam sugestões como a promoção de inclusão e diversidade no governo; oferta de cursos de formação antirracista para servidores públicos; criação e implementação de uma Política Nacional de Combate à Desinformação; Preparação para a COP30; Apoio econômico à cadeia da restauração ecológica
As sugestões classificadas como “necessidade de maior aprofundamento” poderão ser contempladas futuramente. “Precisamos ter maior aprofundamento, mais detalhes e até mesmo participar do debate com os integrantes, com reuniões específicas de cada comissão para refinar o diálogo”, afirmou Belchior ao propor agendas bilaterais como encaminhamento.
Ela finalizou sua participação representando o ministro Rui Costa assegurando que a escuta não se encerra. “O nosso processo de diálogo é contínuo e com ações permanentes. Este é o caminho que materializa nossos valores democráticos. Agradeço o empenho de todos em construir um país melhor para todos os brasileiros”, finalizou.