Notícias
Ministério das Cidades participa do lançamento oficial do Novo PAC no Pará
Belém (PA) - O ministro das Cidades, Jader Filho, participou da cerimônia de lançamento oficial do Novo PAC no Pará nesta quinta-feira (16). Na ocasião, foram apresentados detalhes sobre os projetos que serão realizados no estado nas áreas de saúde, saneamento, abastecimento de água, mobilidade e transportes, educação, entre outros investimentos federais em obras e projetos na nova fase do Programa de Aceleração do Crescimento no Pará.
Inicialmente, serão investidos quase R$ 39 bilhões no estado. O ministro Jader Filho destacou alguns dos principais projetos dentro do Novo PAC no Pará, entre eles: a ampliação e modernização do Sistema de Abastecimento de Água em Belém e região metropolitana; o derrocamento do Pedral do Lourenço no rio Tocantins; construção de pontes em trechos da BR-230, conhecida como Transamazônica; asfaltamento, sinalização, revitalização e demais intervenções em rodovias federais como a BR-230, BR-308, BR-316, BR-163, BR-155, BR-422, BR-222 e BR-158; entre outras ações.
Além disso, na área de habitação, Jader Filho explicou que o Novo PAC também irá beneficiar o Minha Casa, Minha Vida. “Nós já retomamos 1.900 unidades habitacionais aqui no Estado do Pará e também estamos garantindo investimentos na área de saneamento básico para melhorar a qualidade de vida da população. Só no Pará teremos 13 mil unidades habitacionais do Minha Casa Minha Vida. Até o final deste ano, vamos chegar a 400 mil unidades habitacionais financiadas pelo programa no Brasil. Além de realizar o sonho da casa própria, vamos gerar emprego, renda e desenvolvimento aos brasileiros", disse.
Sobre as seleções de projetos do Novo PAC, o ministro comentou que 475 propostas foram encaminhadas ao Ministério das Cidades pelos municípios paraenses. Ao todo, serão investidos R$ 7,9 bilhões em recursos para obras de abastecimento de água em áreas urbana e rural, esgotamento sanitário, gestão de resíduos sólidos, urbanização de favelas, contenção de encostas, drenagem urbana, regularização fundiária, mobilidade em grandes e médias cidades e renovação de frotas.
“A retomada do pacto federativo é a retomada do trabalho junto com os prefeitos, com os governadores, para fazer em um sentido único um país melhor e atender as necessidades do povo brasileiro”, declarou Jader Filho.
O evento, sediado no Theatro da Paz, em Belém, reuniu 93 prefeitos paraenses, representantes do Legislativo municipal, estadual e federal, além do governador Helder Barbalho, da vice-governadora Hana Ghassan e dos ministros da Casa Civil, Rui Costa; dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; do Turismo, Celso Sabino; e da ministra interina das Comunicações, Sônia Faustino, além de representantes de movimentos sociais e de entidades.
INVESTIMENTOS DO NOVO PAC
Investimentos nos diversos eixos do Novo PAC foram apresentados aos paraenses, entre eles saúde, transporte e mobilidade, saneamento, abastecimento de água, transição e segurança energética, inclusão digital e conectividade.
De acordo com o ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Rui Costa, um dos principais focos do Novo PAC está na educação. “Nós queremos ampliar o número de creches, escolas para melhorar a educação infantil, além de unidades de saúde e assim estruturar o Brasil cada vez mais", afirmou. Vale destacar que o Novo PAC prevê que 9,7 mil escolas paraenses recebam acesso à internet de alta velocidade.
Já o governador Helder Barbalho ressaltou a integração multimodal como um dos principais pilares dos investimentos do Novo PAC no Pará, que devem trazer desenvolvimento a todas as regiões do estado.
“O investimento vai gerar desenvolvimento nas cadeias produtivas e vocações logísticas que precisam de recursos em modal hidroviário e rodoviário, além de obras de infraestrutura em geral, como na saúde e na educação. Além de obras extraordinárias como as de Marabá, e as que se consolidam a cada instante em Vila do Conde. Destaco ainda a integração das nossas hidrovias, o que influencia diretamente na logística”, comentou Helder.
PLANEJAMENTO PRÉ-COP 30
A visita ministerial para o lançamento do Novo PAC no Pará também foi uma oportunidade de conferir o andamento das obras e que ainda serão iniciadas já como parte da preparação para Belém receber a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, a COP-30, que será realizada em 2025.
O ministro das Cidades, Jader Filho, e os demais integrantes da comitiva do Governo Federal visitaram os canteiros de obras do Porto Futuro II, do Parque da Cidade e do Mercado de São Brás para acompanhar a rotina de trabalhos e intervenções nestes locais. As autoridades também estiveram no complexo do Ver-o-Peso, um dos principais pontos turísticos da capital paraense, que receberá reformas e adequações até 2025, assim como a avenida Visconde de Souza Franco, uma das principais no centro da cidade.
Os ministros também conferiram de perto dois prédios federais em situação de abandono na área central de Belém: o prédio da Receita Federal, que sofreu um incêndio em 2012 e segue desocupado desde então; e o prédio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), desativado há anos.
Há planos para que os dois prédios passem por um processo de retrofit, onde seriam reformados e readequados para servirem de hospedagem às autoridades internacionais e demais participantes da Conferência do Clima da ONU em 2025 e, depois, poderiam ter novos usos, até mesmo para a criação de novas moradias para o programa social Minha Casa, Minha Vida. A proposta segue em planejamento pelos ministérios do Governo Federal.
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2108-1201
E-mail: imprensa.cidades@mdr.gov.br