Notícias
Inovação
1º Seminário do Programa Norte Conectado discute importância do 5G e da conectividade na região
Seminário promovido pelo MCom e RNP debateu a importância das iniciativas que ampliam conectividade na região Amazônica - Foto: Agência Brasil/EBC
Começou, na última sexta-feira (9), o 1º Seminário do Programa Norte Conectado, um evento promovido pelo Ministério das Comunicações (MCom) e pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), com o intuito de discutir a importância do investimento em infraestrutura de telecomunicações na região Amazônica. Durante o encontro, cidadãos e especialistas puderem discutir a necessidade de se ampliar o acesso à internet e garantir a evolução dos serviços públicos de educação, pesquisa, saúde, defesa e do judiciário.
Durante os três painéis do seminário, os participantes debateram ainda o processo de implantação das infovias subfluviais, a chegada da nova tecnologia 5G e o modelo de governança do Norte Conectado.
5G
De acordo com os coordenadores, o 5G será um forte aliado no processo de digitalização e ampliação da conectividade na Amazônia. Para entender melhor esse cenário, os participantes do seminário realizaram uma visita técnica ao Data Center Modular de Santarém (PA), localizado no campus Tapajós da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). O container é o ponto final dos cabos de fibra óptica que chegam do Rio Amazonas. Além disso, conheceram a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Fluminense. A instituição, em breve, será atendida pela Rede Metropolitana de Santarém, por meio das Redecomep (Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa), com isso terá conexão de melhor qualidade e capacidade.
O evento contou com a participação de representantes da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), dos ministérios das Comunicações (MCom), da Educação (MEC), da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), da Defesa (MD) e da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), além de empresas privadas do setor de telecom.
Com informações do Ministério das Comunicações