Notícias
Imunização
Distribuídas mais de 519 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19
Saúde já ofertou mais de 519 milhões de doses de vacinas e adquiriu 50 mil lotes de primeiros antivirais - Foto: EBC
O Governo Federal distribuiu mais de 519 milhões de doses contra a Covid-19 a todas as unidades da federação. Cerca de R$ 35 bilhões foram investidos em compra de vacinas. Do imunizante ao tratamento, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza as ações necessárias para o enfrentamento da doença no Brasil.
O Ministério da Saúde reforça que a maneira mais eficaz de evitar ou diminuir as chances de contrair a forma grave da Covid-19 é por meio da vacinação. Os imunizantes estão disponíveis em mais de 38 mil postos de vacinação em todo Brasil.
Além disso, foram investidos recursos para a aquisição de medicamentos para o tratamento da doença. No primeiro lote de medicamentos incorporados ao SUS, os 50 mil tratamentos do antiviral formado pelos comprimidos nirmatrelvir e ritonavir, produzidos pela Pfizer, estão em processo de distribuição a todos os estados e o Distrito Federal, conforme a solicitação e o agendamento programado.
Para esses medicamentos, o Ministério da Saúde promoveu em outubro um seminário com orientações para discutir o funcionamento do Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica (e-SUS AF), a ser disponibilizado para distribuição do medicamento. As videoaulas são voltadas aos profissionais médicos e farmacêuticos que farão a prescrição e a dispensação do medicamento.
O nirmatrelvir e o ritonavir são dois medicamentos antivirais utilizados em conjunto e só devem ser recomendados com prescrição médica. Essa associação medicamentosa é administrada por via oral e indicada para pacientes com Covid-19 leve à moderada, que apresentam elevado risco de complicações pela doença e sem necessidade de uso de oxigênio.
Com informações do Ministério da Saúde