Notícias
Inovação
Governo Federal lança medidas de incentivo à produção e ao uso sustentável do biometano
A iniciativa tem como objetivo também de incentivar uso de biogás e biometano como fontes renováveis de energia e combustível - Foto: Isac Nóbrega/PR
Foi lançado nesta segunda-feira (21), medidas de incentivo à produção e ao uso sustentável do biometano. O combustível renovável é obtido pela purificação do biogás e pode substituir os combustíveis fósseis.
A iniciativa vai ao encontro dos compromissos assumidos pelo País durante a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), entre eles, o Acordo do Metano. O documento, assinado pelo Brasil e mais de cem países, prevê um esforço global para reduzir em 30% as emissões de metano até 2030 em relação aos níveis de 2020. Trata-se de uma grande oportunidade para o Brasil, no contexto de uma nova economia verde global.
Durante o evento no Palácio do Planalto, foi assinado o Decreto que institui a Estratégia Federal de Incentivo ao Uso Sustentável de Biogás e Biometano, cujo objetivo é fomentar programas e ações para reduzir as emissões de metano e incentivar o uso de biogás e biometano como fontes renováveis de energia e combustível.
Entre as diretrizes do decreto, destacam-se o incentivo ao mercado de carbono, em especial o crédito de metano; a promoção da implantação de biodigestores e sistemas de purificação de biogás e de produção e compressão de biometano. Além disso, a estratégia prevê; o fomento ao desenvolvimento de pesquisas científico-tecnológicas sobre biogás e biometano ; o incentivo à cooperação nacional e internacional para a implementação de ações de redução das emissões de metano, entre outros.
O aproveitamento econômico do biometano será fundamental para aumentar a segurança energética e promover a interiorização do gás, levando energia limpa para diferentes localidades de nosso País.
Com informações da Secretaria Geral