Notícias
Saúde
Tratamentos oncológicos no SUS são ampliados
Os novos tratamentos, que serão ofertados por 11 hospitais habilitados no país - Foto: Agência Brasil/EBC
O Governo Federal incorporou à Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses, Próteses e Materiais Especiais novos protocolos oncológicos: a Peritonectomia em Oncologia e a Quimioperfusão Intraperitoneal Hipertérmica. O objetivo da medida é ampliar os tratamentos de câncer no Sistema Único de Saúde (SUS).
As novas incorporações buscam oferecer mais opções de procedimentos para o tratamento oncológico de dois tipos de câncer: mesotelioma peritoneal maligno (MPM), que atinge a região abdominal, e pseudomixoma peritoneal (PMP), tumor que se manifesta na cavidade peritoneal.
Além disso, o Ministério da Saúde elaborou protocolos específicos para orientação aos profissionais da saúde sobre as doenças e o uso dos novos procedimentos. Os protocolos são publicados conjuntamente pelas Secretarias de Atenção Especializada à Saúde (SAES) e de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos (SCTIE).
Com a nova incorporação, a expectativa é que 200 procedimentos para a cirurgia de citorredução com hipertermoquimioterapia sejam feitos no SUS por ano. A cirurgia de citorredução tem o objetivo de remover o máximo possível de lesões tumorais e é associada aos outros procedimentos, como a hipertermoquimioterapia.
Com informações do Ministério da Saúde