Notícias
Prevenção
Tríplice viral: vacina já está disponível para toda a população
Imunizante protege contra o sarampo e também previne a caxumba e a rubéola - Foto: Agência Brasil/EBC
Está disponível, nas unidades de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), como parte do Calendário Nacional de Vacinação do País, a vacina tríplice viral para pessoas de 12 meses a 59 anos de idade. O imunizante previne o sarampo, a caxumba e a rubéola. Na primeira fase, a campanha priorizou a vacinação de crianças e dos profissionais de saúde.
A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra o sarampo e o objetivo é interromper a circulação do vírus e reduzir complicações e o número de óbitos pela doença.
Saiba mais
Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode deixar sequelas por toda a vida ou causar o óbito.
Transmissão
É causado por um vírus altamente transmissível. A contaminação ocorre quando a pessoa doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas.
Sintomas
- Febre
- Manchas vermelhas pelo corpo
- Tosse
- Irritação nos olhos
- Nariz escorrendo ou entupido são sinais de alerta
Obs.: Os sintomas da doença podem aparecer em torno de 3 a 5 dias, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas, que em seguida se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de atenção e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.
Complicações
Alguns grupos são mais vulneráveis aos sintomas mais graves e sequelas causadas pelo sarampo. No caso das crianças, elas podem desenvolver pneumonia, infecções de ouvido e encefalite. A pneumonia em decorrência do sarampo também é comum em adultos.
Já para as gestantes, o sarampo pode causar o parto prematuro e o bebê pode nascer com baixo peso. É importante que a mulher se vacine antes de engravidar, já que a dose é contraindicada durante a gestação.
Prevenção
A única maneira de se evitar o sarampo é pela vacina. É recomendada em duas doses até os 29 anos e uma dose dos 30 a 50 anos, em pessoas não vacinadas.
Tratamento
Não existe tratamento específico para o sarampo. Os medicamentos são utilizados para reduzir o desconforto ocasionado pelos sintomas da doença. É importante não fazer uso de nenhum medicamento sem orientação médica e procurar o serviço de saúde mais próximo, caso apresente os sintomas.
Saiba mais sobre o Sarampo: www.gov.br/saude