Notícias
TELEFONIA MÓVEL
Capitais Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS) e João Pessoa (PB) recebem 5G a partir de sexta-feira (29)
A expansão da quinta geração de dados móveis em todas as capitais brasileira está prevista no edital do Leilão 5G - Foto: Banco de imagens
Os moradores das capitais Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS) e João Pessoa (PB) começam a receber o sinal 5G nesta sexta-feira (29). A ação é continuidade do programa de expansão da quinta geração de dados móveis em todas as capitais brasileiras. A primeira ativação oficial do 5G no Brasil ocorreu em Brasília, no dia 6 de julho.
O prazo para que as capitais recebam a nova tecnologia é até setembro deste ano. Depois, de forma gradual, o 5G vai chegar a todos os municípios brasileiros, até o fim de 2029.
O que muda com a nova tecnologia
- Muito mais conectividade no País.
- Velocidade da internet até 100 vezes maior, ou seja:
- Chamadas de vídeo mais rápidas, em tempo real
- Agilidade na transferência de arquivos
- Sreaming de vídeos e jogos online sem travar
Fases do programa
Para que as operadoras possam fornecer o sinal 5G, é preciso fazer a limpeza da faixa de 3,5 MHz, que era utilizada até então, para a transmissão de TV para antenas parabólicas. A Anatel tem até 29 de agosto para chancelar a limpeza e autorizar as operadoras a iniciarem o serviço.
Já as operadoras precisam inaugurar o sinal na medida em que as faixas vão sendo liberadas e fazer todos os ajustes para que o serviço esteja funcionando integralmente, até o dia 29/9. Isso porque, a partir do dia seguinte, a Anatel iniciará a fiscalização sobre a oferta do serviço.
Com informações do Ministério das Comunicações