Notícias
Irrigação
Lançados editais de estudos de viabilidade para projetos de irrigação no Piauí
O objetivo é implementar infraestrutura e ampliar dos serviços de irrigação, levando desenvolvimento econômico e social às regiões mais necessitadas do estado - Foto: Agência Brasil/EBC
Foram lançados, nesta quarta-feira (30), os editais para a elaboração de estudos de viabilidade do Platô de Guadalupe e dos Tabuleiros Litorâneos, no Piauí (PI). São projetos públicos de irrigação que serão concedidos à iniciativa privada. O objetivo é implementar infraestrutura hídrica (como barragens, canais, bombas e adutoras) e ampliar os serviços de irrigação, levando desenvolvimento econômico e social às regiões mais necessitadas do estado.
Platô de Guadalupe e Tabuleiros Litorâneos
O Platô de Guadalupe está instalado na cidade de Guadalupe e tem potencial para irrigar até 32 mil hectares com águas captadas do lago da Barragem de Boa Esperança. A primeira etapa do projeto já foi implementada, com quase 3,2 mil hectares. Outros 11,7 mil hectares da segunda etapa ainda serão colocados em operação. A previsão é que o empreendimento possa gerar 30 mil empregos diretos e indiretos.
Já os Tabuleiros Litorâneos ocupam áreas dos municípios de Parnaíba e Buriti Lopes e contam com potencial de irrigação de uma área total de 8,4 mil hectares – até agora, 2,4 mil hectares já estão em operação. Cerca de 17 mil empregos poderão ser gerados na região.
Baixio do Irecê
No início do mês de junho, foi realizado primeiro leilão de um perímetro público de irrigação no País, o do Baixio do Irecê (BA), que garantiu aporte de R$ 1,1 bilhão em 35 anos. Além das áreas do Piauí, outros cinco projetos lançarão editais de chamamento de estudos ainda neste mês: Tabuleiros de São Bernardo, no Maranhão; Chapada do Apodi, no Rio Grande do Norte; Baixo Acaraú, no Ceará; Vale do Iuiú, na Bahia; e Vale do Jequitaí, em Minas Gerais.
Áreas irrigadas no Brasil
Hoje, as áreas irrigadas no Brasil somam 7 milhões de hectares, mas há potencial para mais de 30 milhões. Há estudos do Banco Mundial que demonstram que os municípios com irrigação apresentam desempenho superior em uma série de indicadores socioeconômicos. A agricultura irrigada é uma iniciativa que promovem o crescimento econômico e social de diversas regiões do País.
Com informações do MDR