Notícias
Internet
5G: nova tecnologia chega à Brasília
A tecnologia deve aumentar a capacidade de transmissão de dados e diminuir a latência, que é o tempo para os dados chegarem ao destino - Foto: Banco de imagens
A partir desta quarta-feira (6), os moradores do Distrito Federal passaram a contar com uma tecnologia de internet mais moderna e rápida: o 5G. As empresas vencedoras do leilão do 5G no Brasil começaram a ofertar o serviço e a operação está sendo realizada na faixa de 3,5 GHz, tornando Brasília a primeira capital do País a ter cobertura da quinta geração de internet móvel.
No total, mais de 100 estações estão espalhadas pela região da capital e do entorno e receberam as antenas das operadoras de telefonia. Segundo a agência que regula o setor, o serviço estará disponível em 80% do território do Distrito Federal.
As empresas devem oferecer o 5G standalone, também conhecido como 5G "puro", por usar uma infraestrutura totalmente nova e dedicada à tecnologia, sem aproveitar a estrutura já existente para o 4G.
Desde sábado, vinham sendo realizados testes na capital federal, inclusive com empresas de radiodifusão, para erradicar algum tipo de interferência. Isto porque as TVs abertas utilizam faixa próxima à liberada para o 5G. Na última segunda-feira (4), o Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência autorizou o serviço na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi).
Confira o que muda com a nova tecnologia
- Muito mais conectividade no País.
- Velocidade da internet até 100 vezes maior, ou seja:
- Chamadas de vídeo mais rápidas, em tempo real
- Agilidade na transferência de arquivos
- Sreaming de vídeos e jogos online sem travar
Com informações do Ministério das Comunicações