Notícias
Imigrantes
Operação Acolhida supera 72,6 mil venezuelanos interiorizados
A interiorização é um dos eixos da Operação Acolhida, estratégia pública do Governo Federal para garantir a recepção humanitária daqueles que precisaram sair de seus país - Foto: Operação Acolhida
Brasil é uma nação acolhedora e segue com os esforços para apoiar os mais vulneráveis. Em março deste ano, o País ultrapassou a marca de 72.696 mil venezuelanos interiorizados pela Operação Acolhida. Deste total, 67.724 mil, ou seja 93%, foram beneficiados na atual gestão do Governo Federal. Mais de 810 municípios brasileiros acolheram os refugiados e migrantes da Venezuela.
De acordo com o Subcomitê Federal para Acolhimento e Interiorização de Imigrantes em Situação de Vulnerabilidade, que tem o Ministério da Cidadania como coordenador, o mês de março de 2022 terminou com 2.268 venezuelanos interiorizados no Brasil. O total deste ano chega a 6.439.
Na contabilidade geral por estados, o Paraná lidera o ranking de acolhimento, com 12.651 interiorizações, seguido por Santa Catarina (12.217), Rio Grande do Sul (10.578), São Paulo (10.016) e Amazonas (5.329).
Na divisão por municípios, Manaus (AM) é o que mais recebeu venezuelanos. São 5.284 registros na capital amazonense. Na sequência, aparecem Curitiba-PR (4.918), São Paulo-SP (4.102), Dourados-MS (3.128) e Porto Alegre-RS: 2.362. Ao todo, 810 municípios do país receberam venezuelanos pela estratégia de interiorização.
Operação Acolhida
A Operação Acolhida é uma grande força-tarefa humanitária executada e coordenada pelo Governo Federal com o apoio de entes federativos, agências da ONU, organismos internacionais, organizações da sociedade civil e entidades privadas que oferece assistência emergencial a migrantes e refugiados venezuelanos que entram no Brasil pela fronteira com Roraima desde 2018.
Acolhimento
Para atender à grande quantidade de migrantes e refugiados, que aguardam a oportunidade de participar do processo de Interiorização ou absorção no mercado local, a Operação Acolhida estabeleceu 13 abrigos em Roraima. Neles são oferecidos alimentação, proteção, segurança, saúde e atividades sociais e educativas.
Saiba mais: https://tinyurl.com/yckapdse
Com informações do Ministério da Cidadania