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Contrato de concessão da BR 163/MT e da 230/PA garante mais de R$ 1,76 bilhão em investimentos
Importante corredor logístico para o escoamento de grãos produzidos no Mato Grosso, a rodovia tem 1.009,52 quilômetros de extensão entre Sinop e Miritituba. - Foto: Ministério de Infraestrutura
Na sexta-feira (1), o Governo Federal deu um passo importante transformar definitivamente a BR 163/230/MT/PA em uma rodovia de qualidade para o escoamento da produção agropecuária da região Centro-Oeste. Assinou um contrato de concessão com a empresa Via Brasil BR163 Concessionária de Rodovias S.A. O acordo garante R$ 1,76 bilhão em investimentos pelos próximos 10 anos.
A BR-163/MT faz parte de um importante sistema rodoviário que integra as regiões Sul, Centro-Oeste e Norte do Brasil. Por ela escoa toda a produção da região, além de ligar a terminais portuários do Arco Norte. A rodovia já foi recuperada pelo Governo Federal e depois concedida à iniciativa privada para novas melhorias e ampliação de capacidade. O trecho rodoviário vai fomentar a economia de 13 municípios em duas unidades federativas. A expectativa é que com a concessão sejam gerados, ao longo do contrato, cerca de 29 mil novos postos de trabalho.
O Projeto
A concessionária será responsável pela prestação do serviço público de recuperação, conservação, manutenção, operação, implantação de melhorias e ampliação de capacidade das rodovias BR-163/230/MT/PA pelo prazo de 10 anos. O contrato poderá ser prorrogado por mais dois anos. O projeto prevê obras nos trechos: trecho da Rodovia BR-163/MT, entre a divisa PA/MT ao entroncamento MT-220, no município de Sinop; trecho da Rodovia BR-163/PA, entre a BR-230/PA e a divisa PA/MT; trecho da Rodovia BR-230/PA, no encontro da Rodovia BR-163/PA e a travessia do Rio Tapajós.
As principais melhorias promovidas deverão ocorrer até o 5º ano da concessão, incluindo 42,87 km de faixas adicionais, 30,24 km de vias marginais, acessos definitivos aos terminais portuários de Miritituba, Santarenzinho e Itapacurá, oito novos dispositivos de interconexão em desnível, sete passarelas de pedestres, implantação de 340 quilômetros de acostamentos, entre outros.
Além do atendimento ao usuário da via com Centro de Controle de Operações (CCO) e Bases do Serviço Operacional (BSO) para apoio das equipes de atendimento médico de emergência, atendimento mecânico e atendimento aos demais incidentes na via, o projeto de concessão tem uma série de inovações como: desconto de 5% para usuários de dispositivos de pagamento eletrônico e pontos de parada para caminhoneiros.
Com informações do Ministério de Infraestrutura