Notícias
Pátria Vacinada
Mais de 22 milhões de vacinas Covid-19 foram distribuídas em sete dias
Até o momento, 105,8 milhões de doses da Astrazeneca já foram distribuídas aos estados e ao DF. É o imunizante mais aplicado nos braços dos brasileiros. - Foto: Myke Sena/MS
Em sete dias, o Governo Federal distribuiu 22,4 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19. O envio das remessas começou na última quarta-feira (15) e termina nesta terça-feira (21). A partir dessas distribuições, começam a ser enviadas as doses para novas etapas da campanha de vacinação, como a dose de reforço e a redução do intervalo da Pfizer.
Após a conclusão do envio de vacinas para imunizar 100% da população adulta brasileira com a primeira dose, o Ministério da Saúde continua a distribuição de vacinas destinadas para a segunda dose, respeitando o intervalo recomendado e sem atrasos, para completar o ciclo vacinal da população.
A partir dessas pautas de distribuição, o Ministério da Saúde recomenda a redução no intervalo da Pfizer, de 12 para oito semanas. A vacina Astrazeneca deve continuar sendo aplicada com prazo de 12 semanas entre as doses.
Além disso, o Ministério da Saúde também envia vacinas da Pfizer para dose de reforço. A recomendação vale para idosos acima de 70 anos e para pessoas imunossuprimidas, que foram vacinadas com qualquer imunizante. No caso dos idosos, a dose de reforço deve ser aplicada seis meses após a segunda dose ou dose única e as pessoas imunussuprimidas devem respeitar um intervalo de 28 dias.
Mais doses
O Programa Nacional de Imunização (PNI) recebeu, nesta segunda-feira (20), mais 937,5 mil doses da vacina Covid-19 da Astrazeneca/Oxford, produzidas no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Dessa remessa, 50 mil doses serão entregues diretamente ao estado do Rio de Janeiro, onde fica localizada a Fiocruz de Bio-Manguinhos, e o restante será distribuído aos estados e ao Distrito Federal.
Assim como na última semana, a Fundação fará mais duas entregas para até o fim da semana, totalizando cerca de 4,6 milhões de doses. Os quantitativos e as datas de entrega serão informados à medida em que ocorrerem as liberações.
Com informações do Ministério da Saúde