Notícias
Pátria Vacinada
"Hoje é um dia histórico para o Brasil", disse Ciro Nogueira em evento que marcou o envio de 1,1 milhão de doses de vacinas para todo o Brasil
Realizado no Aeroporto Internacional de Guarulhos, o evento contou com a participação dos ministros da Casa Civil, Ciro Nogueira, da Saúde, Marcelo Queiroga e das Comunicações, Fábio Farias. - Foto: Benné Mendonça/ASCOM-CC
O Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, realizou, nesta quarta-feira, 15, o envio de 1,1 milhões de doses da vacina Pfizer/BioNTech para as 27 Unidades da Federação. Esse lote de vacinas é suficiente para completar a imunização de toda a população adulta com a primeira dose.
Realizado no Aeroporto Internacional de Guarulhos, o evento contou com a participação dos ministros da Casa Civil, Ciro Nogueira; da Saúde, Marcelo Queiroga; e das Comunicações, Fábio Faria.
O ministro Ciro Nogueira lembrou que no início da pandemia poucos acreditaram na capacidade do Brasil em imunizar completamente a população. "A verdade é que não chegou uma vacina neste país que não tenha sido adquirida pelo governo Bolsonaro", afirmou Ciro.
O ministro destacou ainda a determinação do presidente Jair Bolsonaro de não faltar nenhuma vacina para todo brasileiro que desejar se vacinar.
Em sua fala, o ministro Ciro enalteceu o trabalho dos profissionais de saúde que, em barcos, motos ou a cavalo, imunizam a população brasileira em diversos municípios, inclusive nos mais longínquos.
Antecipação da segunda dose e aplicação da terceira dose
Durante o evento, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou que a Pasta autorizou a antecipação da segunda dose da Pfizer/BioNTech para todas as idades. Segundo o ministro, a redução no intervalo da vacinação de 12 para oito semanas antecipa a proteção da população, especialmente para o enfrentamento da variante Delta.
O ministro das Comunicações, Fábio Faria, recebeu, antecipadamente, a segunda dose do imunizante aplicado pelo ministro Marcelo Queiroga, que é médico.
Queiroga anunciou também que a partir de hoje, 15, está autorizado a aplicação da terceira dose da vacina em pessoas acima de 70 anos que já tenham sido imunizados com a segunda dose há mais de seis meses. "O Brasil construiu uma tradição extraordinária em campanhas de vacinação. Já imunizamos a população contra o sarampo, a febre amarela, a poliomielite e agora contra a Covid-19, comemorou.