Notícias
Balanço Semanal
Balanço semanal das ações do Governo Federal e destaques ministeriais
Em sua fala na Na 76° Assembleia-Geral da ONU, o presidente Jair Bolsonaro destacou o compromisso com meio ambiente. - Foto: Alan Santos/PR
Confira o balanço de ações realizadas pelo Governo Federal na semana de 18 a 24 de setembro:
O Presidente Jair Bolsonaro fez, nesta terça-feira (21), o discurso de abertura da 76ª sessão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque (EUA). A fala inicial do Brasil na Assembleia cumpre uma tradição de 1947. O tema deste ano é: Construindo resiliência por meio da esperança - para se recuperar de Covid-19, reconstruir a sustentabilidade, responder às necessidades do planeta, respeitar os direitos das pessoas e revitalizar as Nações Unidas.
FMI reconhece bom desempenho da recuperação econômica do Brasil, frente à Covid-19
O desempenho econômico tem sido melhor do que o esperado, em parte devido à forte resposta política das autoridades. Foi o que apontou o Conselho Executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI), ao concluir a consulta do Artigo IV de 2021 com o Brasil. A análise indicou que o PIB recuperou seu nível pré-pandêmico em 2021 e o ímpeto continua favorável, apoiado por termos de troca em expansão e crescimento robusto do crédito ao setor privado.
Brasil é escolhido para sediar centro de transferência de tecnologia de vacinas
O Brasil é um dos países escolhidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para abrigar centro para transferência de tecnologia relacionadas a vacinas, em especial as de RNA mensageiro. O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos Bio-Manguinhos da Fiocruz abrigará o centro no País. Maior produtor de vacinas da América Latina e o único da região pré-qualificada pela OMS, Bio-Manguinhos Fiocruz exporta vacina de febre amarela para mais de 70 países, por meio da parceria com a OMS-OPAS e o UNICEF.
Mais de 250 mil doses de reforço contra a Covid-19 já foram aplicadas
Até o momento, estados e o Distrito Federal já aplicaram mais de 250 mil doses de reforço e adicional contra a Covid-19. O reforço é feito com o imunizante da Pfizer. Na segunda-feira (20), o Governo Federal garantiu o envio de 1,1 milhão de doses para reforçar a imunização de pessoas com alto grau de imunossupressão, 1,1 milhão para aplicar nos brasileiros acima de 70 anos e 16 mil para imunizar indígenas.