Notícias
Meio Ambiente
5 de setembro: Dia da Amazônia
A data foi escolhida como forma de homenagear a criação da Província do Amazonas por D. Pedro II, no ano de 1850. Além disso, o objetivo da celebração é alertar para a importância da preservação ambiental - Foto: Valter Campanato / Agência Brasil
O dia 5 de setembro é celebrado no Brasil o Dia da Amazônia. A data foi criada para reconhecer a importância da maior floresta tropical do mundo. A escolha é homenagem à data em que a Província do Amazonas foi criada em 1850, por Dom Pedro II.
Para celebrar a data, a Casa Civil destacou algumas ações do Governo Federal para preservar a floresta considerada o pulmão do mundo:
No início da semana, o Governo Federal anunciou novo plano de atuação de ações para prevenção e combate ao desmatamento e às queimadas. A ideia é manter as ações que já vinham sendo desenvolvidas com uma atuação mais efetiva da Força Nacional, tendo o apoio logístico garantido pelas Forças Armadas. Atualmente, a Força Nacional está com 14 operações na Amazônia Legal, operando junto com a Funai, Policia Federal, Ibama, ICMbio, com o objetivo de reprimir os crimes e diminuir as queimadas no País.
Os recursos para o combate aos crimes ambientais foram dobrados. De R$ 228 milhões os recursos agora são de R$ 498 milhões, voltados para compra de equipamentos para fortalecer a fiscalização. Além disso, também foi autorizada a contratação de 700 novos servidores voltados para a fiscalização no Ibama e ICMBio.
Noticias boas: No mês de agosto, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) houve uma queda de 32,45% no número de desmatamento na Amazônia em agosto de 2021, em comparação com agosto do ano passado. No mês de julho foi uma queda de 10%.
Floresta+ Bioeconomia
O Ministério do Meio Ambiente publicou a portaria nº 414, que institui o Floresta+ Bioeconomia, uma modalidade do Programa Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais, Floresta+. A iniciativa busca o reconhecimento da contribuição direta das atividades de manejo sustentável - madeireiro ou não - como ferramenta de proteção florestal.
O Floresta+ Bioeconomia visa ainda a criação de arranjos comerciais e inovação para dar destaque e remunerar quem atua na manutenção da floresta, possibilitando o desenvolvimento socioeconômico a partir da geração de renda e estabilidade como forma de incentivo à conservação.
Guardiões da Amazônia
A Operação Guardiões do Bioma conta com quase seis mil profissionais para atuar na prevenção, repressão e investigação de casos relacionados a queimadas e outros crimes ambientais. O foco concentra-se no Amazonas e também nos estados do Acre, Amapá, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Goiás.
APP Guardiões da Amazônia
Um aplicativo de celular foi criado para facilitar as denúncias de crimes ambientais de desmatamento, queimadas e garimpo ilegal na região da Amazônia.
O aplicativo Guardiões da Amazônia oi criado para facilitar as denúncias de crimes ambientais de desmatamento, queimadas e garimpo ilegal na região da Amazônia. Ele permite que o cidadão registre com foto e coordenada geográfica o local exato de uma queimada ou a denúncia de outros crimes ambientais. A informação é repassada ao órgão fiscalizador para que sejam tomadas as providências.
A denúncia pode ser feita de forma anônima. Quem preferir se cadastrar tem a garantia de que não terá os dados expostos.