Notícias
Resgate+
Inaugurado o primeiro hospital para tratar animais atingidos por incêndios e atropelamentos
O hospital irá atender animais atingidos por incêndios e queimadas no Pantanal e por atropelamentos na BR-262. - Foto: Divulgação/ICMBio
O primeiro Hospital Veterinário de Campanha do Programa Nacional de Resgate de Fauna Silvestre, o Resgate+, foi inaugurado em Corumbá (MS). O hospital, resultado de parceria entre o Ministério do Meio Ambiente (MMA), governo estadual e iniciativa privada, irá atender animais atingidos por incêndios e queimadas no Pantanal e por atropelamentos na BR-262.
O programa Resgate+ prevê a adoção de medidas visando afugentamento, resgate, atendimento e assistência de animais silvestres em situação de risco e vulnerabilidade nos seis biomas do país, por meio de bases operacionais, atendimento executado por pessoal treinado e uso de equipamento específico. O atendimento (primário e emergencial) será feito por médico veterinário.
Segundo a secretária de Biodiversidade do MMA, Beatriz Milliet, a previsão é que dois mil animais sejam tratados no hospital de campanha de Corumbá. Outros hospitais devem ser instalados nos demais biomas. "Esperamos trazer mais possibilidade de recuperação e adaptação aos animais", disse.
Resgate+
Prevê, ainda, ações de capacitação, educação e cidadania ambiental; e elaboração de planos de pronta resposta a desastres e acidentes que afetem a fauna silvestre, além da celebração de acordos e parcerias para a operacionalização de atividades.
Entre as diretrizes do programa figuram a cooperação e engajamento dos órgãos integrantes do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama) e o estímulo ao voluntariado e à participação do setor privado e da sociedade na implementação, custeio e operacionalização de atividades de resgate de fauna silvestre.
Com informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento