Notícias
Terra Indígena
Operação combate crimes ambientais em Terra Indígena de Rondônia
As ações desenvolvidas contribuíram para impedir a continuidade da degradação na natureza e, especialmente, inibir o financiamento de práticas criminosas - Foto: Divulgação/Polícia Federal
A Policia Federal, com o apoio da Fundação Nacional do Índio (Funai), deflagrou a operação S.O.S URU, com foco na repressão a crimes ambientais na Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau, no estado de Rondônia, entre 8 e 12 de novembro.
No decorrer das ações, foram tomadas medidas preventivas e repressivas para a retirada de invasores da Terra Indígena e para combate aos ilícitos. O foco era identificar pessoas envolvidas nas atividades de loteamento e comercialização de terras (grilagem), bem como os envolvidos na exploração irregular de madeira e extração de minérios na área indígena.
A operação S.OS. URU seguiu cronograma de atividades, resultado de intenso trabalho investigativo prévio, para identificar as áreas degradadas para execução de atividades de fiscalização e de Polícia Judiciária da União. Foi requisitada uma escola pública no município de Campo Novo de Rondônia/RO, que serviu de base para as equipes.
Dois garimpos ilegais foram inutilizados nas proximidades da cidade de Campo Novo (RO), e sócios de uma madeira da cidade de Montenegro/RO foram presos em flagrante por receptação qualificada de madeira extraída de forma ilegal.
Com informações da Funai