Notícias
Atenção Primária
Na Bahia, caminhoneiros recebem atendimento médico preventivo
Em dois Pontos de Parada e Descanso da BR 324, foram oferecidos aferição da pressão arterial e realização de exames - Foto: Banco de Imagens
O Ministério da Saúde está investindo em ações de busca e conscientização da população masculina, e, neste sábado (27), foi até o município de Feira de Santana (BA) para realizar preventivos e consultas de rotina para caminhoneiros. A ação faz parte da Atenção Primária à Saúde (APS), e foi realizada em parceria com o Serviço Social do Transporte, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte.
O objetivo do Ministério da Saúde é ampliar o acesso e qualificar o cuidado dos caminhoneiros nas unidades de saúde, dando continuidade às políticas do Governo Federal.
Em dois Pontos de Parada e Descanso (PPD) da BR 324, na Bahia, foram oferecidos aferição da pressão arterial, realização de testes rápidos de sífilis, HIV/Aids e hepatites virais e oferta de exames de glicemia e cálculo de IMC, entre outros. No total, 120 caminhoneiros foram atendidos.
“O Ministério da Saúde está ao lado dos caminhoneiros, esses profissionais tão importantes para o funcionamento do País, que nunca pararam e não deixaram faltar nenhum mantimento para a população durante a pandemia de Covid-19”, disse o secretário de Atenção Primária do Ministério, Raphael Câmara. .
Também foram entregues cartões do caminhoneiro e da caminhoneira, um documento voltado para o acompanhamento de saúde dos condutores em qualquer estabelecimento da Atenção Primária, sejam públicos e privados. É por meio dele que os profissionais de saúde fazem registro das informações clínicas e os condutores conseguem acompanhar a avaliação do seu estado de saúde, como pressão arterial e peso, medicamentos em uso e vacinas.
Com informações do Ministério da Saúde