Notícias
ENERGIA
Brasil tem aumento da capacidade de geração de energia, em 2021
A expansão da energia eólica também deve ser expressiva, podendo chegar a pouco mais de 70 TWh (+23%) - Foto: Banco de imagens
O Brasil ultrapassou 180 gigawatts de potência para geração de energia elétrica, no último fim de semana de outubro, segundo registro da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A entrada em operação comercial de 278,3 megawatts (MW) do complexo de usinas fotovoltaicas Alex, em Tabuleiro do Norte e Limoeiro do Norte (CE) foi a responsável por romper a marca. Na mesma data, duas unidades geradoras de usinas eólicas foram liberadas para operação comercial, somando 8,4 MW.
A energia solar teve outro patamar alcançado nos últimos dias: superou os 4 GW de potência instalada em usinas de geração centralizada no Brasil. Somados aos 7,3 GW de potência instalada de geração distribuída, a fonte solar alcançou 11,3 GW de potência instalada.
Veja mais detalhes da geração de energia aqui.
Do total de empreendimentos de geração em operação, 82,73% são movidos por fontes renováveis, sendo mais de 60% a partir de centrais geradoras hidrelétricas, pequenas centrais hidrelétricas e usinas hidrelétricas. Outros 10,98% são provenientes de usinas eólicas.
Aumento da capacidade
A geração de energia solar deve chegar a 18 TWh em 2021, um aumento de 67% em comparação aos 10,7 TWh verificados em 2020. A expansão da energia eólica também deve ser expressiva, podendo chegar a pouco mais de 70 TWh (+23%).
Com informações da Aneel