Notícias
COP26
Amazônia tem mais de 160 mil km² de floresta em recuperação do desmatamento
Relatório reafirma os compromissos internacionais do Brasil na agenda ambiental - Foto: Banco de imagens
A floresta amazônica teve 163 mil quilômetros quadrados de áreas recuperadas do desmatamento, em 2020, o que equivale ao tamanho da Tunísia, país localizado no norte da África. É o que aponta um levantamento anunciado pela secretária da Amazônia e Serviços Ambientais do Ministério do Meio Ambiente, Marta Giannichi, durante a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), que teve início nesta semana.
O estudo foi produzido por técnicos da Embrapa, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipan). Para Giannichi, o relatório é importante para reafirmar os compromissos internacionais do Brasil na agenda ambiental. “Estamos sendo mais ambiciosos. Já atingimos 160 mil quilômetros quadrados [de floresta recuperada]. Esperamos que, até 2030, tenhamos 180 mil km²”, disse.
Floresta+
A política nacional de recuperação da vegetação nativa em propriedades rurais também foi apresentada durante o encontro internacional. O programa Floresta+, do MMA, por exemplo, recebe o investimento de R$ 65 milhões do Governo Federal, para o pagamento de pequenos produtores rurais que protegem reservas legais e áreas de preservação permanente (APPs). É uma forma de compensação ambiental para a agricultura familiar. Os agricultores que utilizam a terra para plantar precisam desenvolver alguma atividade que recupere aquela área.
Monitoramento
Durante o evento, o MMA anunciou que o sistema TerraClass, que não produzia dados desde 2014, foi reativado pelo Governo Federal para monitorar florestas brasileiras e propriedades agrícolas. A plataforma vai produzir quatro novos mapeamentos do território brasileiro, a partir de imagens de satélite. Os levantamentos vão mostrar um “raio-x” detalhado sobre o uso da terra nos anos de 2018, 2020, 2021 e 2022.
COP26
A 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), em Glasgow, na Escócia, teve início no último dia 1º e segue até 12 de novembro. O encontro reunirá mais de 190 países para discutir medidas mais enérgicas contra o aquecimento global.
Com informações do MMA