Notícias
OCDE
Ações de desenvolvimento em infraestrutura no País são apresentadas a membros da OCDE
Primeira parte do roadshow do Governo Federal, em Paris - Foto: Ministério da Infraestrutura
Nessa terça-feira (9), o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, participou do roadshow em Paris (França) e apresentou a carteira de projetos do Governo Federal a embaixadores dos países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
A representantes dos 35 países que compõem o bloco, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, apresentou o setor de infraestrutura e as ações do Brasil para o desenvolvimento ao longo dos próximos anos, como por exemplo os os resultados da transferência de empreendimentos de transportes ao setor privado. Em 77 leilões realizados pelo MInfra, desde 2019, já foram assegurados cerca de R$ 90 bilhões em investimentos privados.
Os dois dias na capital francesa também registraram reuniões com representantes do Groupe AdP (Aéroports de Paris), Stoa, Transdev, Maersk (APM), Fraport, Egis e Vinci, responsável pela administração do aeroporto de Salvador – considerado o mais sustentável do país – e que recentemente assinou contrato com o Governo Federal referente a concessão de sete aeroportos do Bloco Norte.
Projetos
Entre os principais projetos estão os 16 aeroportos que vão a leilão na sétima e última rodada, previsto para 2022. São três blocos que preveem investimentos de quase R$ 8,5 bilhões. O Bloco RJ-MG tem Santos Dumont e Jacarepaguá (RJ), e Uberlândia, Montes Claros e Uberaba (MG); Bloco SP-MS-PA é formado por Congonhas e Campo de Marte (SP), Campo Grande, Corumbá e Ponta Porã (MS), e Santarém, Marabá, Carajás e Altamira (PA); enquanto Belém (PA) e Macapá (AP) estão no Bloco Norte 2.
Com informações do Ministério da Infraestrutura