Notícias
Novo Caged
País gera mais de 400 mil empregos formais em fevereiro
Houve abertura de vagas nos cinco grupos de atividades econômicas. O setor de serviços liderou a criação de vagas - Foto: EBC
Nesta terça-feira (30), o Ministério da Economia divulgou os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Segndo os dados, no mês de fevereiro foram criados 401.639 postos de trabalho com carteira assinada no País. Este é o melhor saldo para o mês 30 em anos, de acordo com o ministro da Economia, Paulo Guedes.
"Mais uma vez a resiliência da economia brasileira superou as expectativas, geramos em fevereiro 401 mil novos empregos. São quase 1 milhão e 700 mil novas criações de novas vagas de trabalho no mercado formal", disse.
O número de empregos com carteira assinada criados é resultado da diferença entre 1.694.604 contratações e 1.292.965 demissões em fevereiro. Já no acumulado de 2021, foi registrado saldo de 659.780 empregos, decorrente de 3.269.417 admissões e de 2.609.637 desligamentos.
Atividades
Houve abertura de vagas nos cinco grupos de atividades econômicas do Caged. O setor de serviços liderou a criação de vagas (+173.547 postos), distribuído principalmente nas atividades de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas (+72.759 postos).
BEm
Paulo Guedes destacou a importância do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm). “Agora temos que renovar o BEm, que é um programa excepcional que preservou quase 11 milhões de empregos. O Brasil é, possivelmente, o único País do mundo que atravessou essa crise criando empregos no mercado formal. Foram protegidos pelo BEm todos esses empregos”, afirmou.
O programa foi criado em abril para preservar empregos que ficaram ameaçados pelo impacto do coronavírus na economia. Para isso, autoriza empresas, quando houver acordo entre empregador e empregado, a reduzirem proporcionalmente a jornada de trabalho e salário ou suspenderem temporariamente o contrato de trabalho.
Mês anterior
Os dados referentes ao mês de janeiro também refletem a retomada da Economia. Foram gerados 260.353 postos de trabalho formais, resultando 1.527.083 admissões.
Os dados completo podem ser consultados no Painel de Informações do Novo Caged .
Com informações do Ministério da Economia