Notícias
Capacitação
Lançado curso de Libras para profissionais de segurança pública
or. As aulas e vídeos apresentam conteúdo teórico-prático contextualizado aos aspectos legais, contexto histórico, conhecimentos da cultura da comunidade surda - Foto: Banco de imagens
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) disponibilizou nessa quinta-feira (18) o curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras), na plataforma de Ensino a Distância para os profissionais que compõem o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP). O objetivo é de ampliar as possibilidades de comunicação e interação entre esses profissionais e pessoas surdas e com deficiência auditiva, diminuindo as barreiras de comunicação.
Para o secretário de Gestão e Ensino em Segurança Pública, Josélio Sousa, “todas as pessoas têm direito a um tratamento digno quando buscam uma força de segurança pública e isso começa pela possibilidade de ser compreendido e de comunicar-se, sendo dever nosso prover essa capacidade aos nossos profissionais”, disse.
O curso
Com uma carga horária de 40 horas/aula, o curso traz noções e conhecimentos iniciais da Língua Brasileira de Sinais (Libras), portanto, não habilita os profissionais para atuação como intérprete ou tradutor. As aulas e vídeos apresentam conteúdo teórico-prático contextualizado aos aspectos legais, contexto histórico, conhecimentos da cultura da comunidade surda e ao trabalho realizado pelas forças que compõem o Sistema Único de Segurança Pública, favorecendo a construção do processo de aprendizagem de maneira significativa e de acordo com as políticas públicas de inclusão e acessibilidade brasileiras.
Os interessados precisam se cadastrar na plataforma do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp) para, em seguida, acessar a Rede EaD-Segen para realizar a inscrição.
Acesse o manual com o passo a passo
Acesse o curso aqui
Com informações do Ministério da Justiça e Segurança