Notícias
Oxigênio
Enviadas duas usinas de oxigênio para reforçar a Saúde no Amapá
As estruturas foram transportadas pela Força Aérea Brasileira - Foto: EBC
Ministério da Saúde informou nessa segunda-feira (15) que requisitou duas usinas geradoras de oxigênio para o estado do Amapá (AP), uma para o município de Laranjal do Jari e a outra para Oiapoque, que serão cedidas para a secretaria de saúde do estado enquanto durar a situação de emergência.
A primeira usina, de Laranjal, chegou no último sábado (13), e possui capacidade de produzir 40m³ de oxigênio/hora, podendo atender todo o Vale do Jari ou um hospital de grande porte com até 100 leitos.
As usinas são totalmente equipadas e possuem geradores de energia independente e enchedores de cilindro. Isso possibilitará que o ar gerado possa também ser envasado e distribuído nas comunidades e municípios próximos a localidade onde elas ficarão instaladas.
Além da usina produtora de oxigênio, o equipamento terá ainda um gerador de ar medicinal, utilizado junto com o O² no tratamento de pacientes intubados e outros procedimentos com fins terapêuticos.
Em Oiapoque, a usina tem a capacidade de produção para 10m³/hora. A previsão é que chegue ainda nesta semana.
As estruturas foram transportadas pela Força Aérea Brasileira (FAB) a pedido do Ministério da Saúde e aguardam a chegada dos técnicos da empresa responsável pela instalação.
Reforço no Acre
Também no último fim de semana, as Forças Armadas transportaram 86 cilindros de oxigênio para reforçar o atendimento dos pacientes no estado do Acre.
Com informações do Ministério da Saúde