Notícias
Covid-19
Destinado mais de R$ 1 bilhão para custeio de 21.998 leitos de UTIs
Somente em 2021, já foram autorizados mais de 23,5 mil leitos de UTI Covid-19 adultos e pediátricos e 3,5 mil leitos de Suporte Ventilatório Pulmonar - Foto: Erasmo Salomão/MS
O Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, liberou recursos para custeio de 21.998 leitos de UTI nos estados, Distrito Federal e municípios. A medida foi publicada na Portaria Nº 1.059, do Diário Oficial da União (DOU), traz os valores destinados e nomes dos hospitais que receberão os recursos em cada estado.
Mais leitos
Na segunda-feira (24), foram autorizados mais 488 leitos de UTI adulto para atendimento de pacientes graves com Covid-19. Serão beneficiados os municípios nos estados da Bahia, Ceará, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo. O valor do repasse mensal será de mais de R$ 23,4 milhões, correspondente ao mês de maio.
Além disso, foram destinados outros 296 leitos de Suporte Ventilatório Pulmonar. As unidades são voltadas para pacientes de Covid-19 que não evoluíram para estado grave, mas que necessitam de suporte de oxigênio. A autorização ocorre sob demanda dos estados, que possuem autonomia para disponibilizar e financiar quantos leitos forem necessários. São destinados para os estados da Bahia, Ceará, Santa Catarina, Pernambuco, São Paulo, Minas Gerais, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraíba e Rio de Janeiro.
Com informações do Ministério da Saúde