Notícias
Pátria Vacinada
Entregues mais de três milhões de doses de vacinas contra a Covid-19
Novos lotes dos imunizantes serão distribuídos para todo o País nos próximos dias - Foto: Walterson Rosa/MS
A campanha de vacinação contra a Covid-19, promovida pela Governo Federal, segue em ritmo acelerado em todo o Brasil. Na última sexta-feira (11), foram recebidas pelo Ministério da Saúde mais 800 mil doses da Coronavac, do Instituto Butantan, e mais 2,7 milhões de doses da vacina Covid-19 da AstraZeneca/Oxford, entregues pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Das doses da Coronavac, cerca de 180,8 mil foram destinadas diretamente ao estado de São Paulo. As outras 619,2 mil vacinas serão distribuídas nos próximos dias. Em junho, a previsão é de que o laboratório produza, ao todo, 5 milhões de doses, com matéria prima (IFA) importada da China.
Até agora, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) já distribuiu mais de 47,2 milhões de doses da Coronavac para todo o País. O contrato junto ao Butantan prevê um total de 100 milhões de vacinas até setembro.
Já as doses da Astrazeneca/Fiocruz, 137 mil doses foram entregues diretamente ao estado do Rio de Janeiro. O lote será enviado para todos os estados e Distrito Federal nos próximos dias, acelerando ainda mais a campanha de vacinação em todo o País.
Na última semana, o Ministério da Saúde enviou para estados e o Distrito Federal mais quatro milhões de doses da vacina Covid-19 da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz. As unidades foram entregues às unidades da Federação em menos de 24 horas. Até o momento, o Governo Federal já distribuiu mais de 56,1 milhões de doses da AstraZeneca/Fiocruz.
Seis milhões de doses
Chegou ao Brasil, neste sábado (12), um novo lote do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) suficiente para produzir seis milhões de doses da AstraZeneca/Fiocruz. Assim, será possível cumprir um cronograma de entregas ao Ministério da Saúde até 10 de julho.
Ainda no início do mês de junho, Fiocruz e AstraZeneca assinaram o acordo de transferência de tecnologia. Com isso, o Brasil poderá fabricar IFA para produção da vacina 100% nacional, reduzindo a dependência da importação do ingrediente do exterior. A expectativa é que as primeiras doses 100% nacionais sejam entregues em outubro.
Vacinação acelerada
Mais de 109,4 milhões de doses dos laboratórios contratados foram enviadas aos estados pelo Ministério da Saúde desde o início da campanha de vacinação. Dessas, mais de 78,1 milhões foram aplicadas na população.
O Brasil vacinou mais de 54,4 milhões de brasileiros com a primeira dose do imunizante. Destes, 23,6 milhões já receberam a segunda dose.
Com informações do Ministério da Saúde