Notícias
Covid-19
Começa a fase de coleta de sangue para pesquisa PrevCOV
O objetivo da PrevCOV é estimar a prevalência da infecção pelos vírus SARS-CoV-2 em residentes do Brasil - Foto: Ministério da Saúde
Começou a coleta de sangue dos participantes da Pesquisa de Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil (PrevCOV), do Ministério da Saúde. As amostras coletadas farão parte da soroteca nacional de Covid-19 e ajudarão a Pasta a entender a dinâmica da doença no Brasil e a adotar medidas de prevenção e controle do coronavírus.
Após a coleta de sangue, o laboratório irá identificar e transportar as amostras para laboratório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que realizará a análise para SARS-CoV. A pesquisa contará com a participação de 211.129 brasileiros, em mais de 62 mil domicílios de 274 municípios. Após análise laboratorial, o resultado será encaminhado ao usuário e uma parte da amostra coletada será armazenada no Biobanco da Fiocruz.
Os selecionados serão contatados até o final de julho para agendamento da coleta. A pasta não solicita código de celular para confirmar informações e nenhum participante terá seus dados divulgados. Para saber se está na lista, basta ligar na Ouvidoria do SUS, no número 136. No mesmo telefone podem ser tiradas quaisquer dúvidas sobre o estudo.
Saiba mais sobre a PrevCOV: clique aqui.
Com informações do Ministério da Saúde