Notícias
Alimentação saudável
Governo Federal garante alimentação saudável nas escolas
Acordo resulta em uma alimentação mais saudável e nutritiva na escola e garante a compra efetiva da agricultura familiar. Foto: Banco de Imagem
Representantes do Governo Federal assinaram na última semana um acordo de cooperação técnica para a implementação de ações conjuntas de apoio ao fortalecimento da agricultura familiar e da segurança alimentar e nutricional nas escolas. Por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), a medida vai permitir que alimentos saudáveis e com vínculo regional possam ser consumidos diariamente por estudantes das redes públicas de todo o Brasil, além de gerar mais renda aos produtores.
O acordo foi assinado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura (SAF/Mapa) e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Dentre as autoridades presentes na solenidade estavam o Ministro da Educação, Milton Ribeiro, a Ministra de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, o presidente do FNDE, Marcelo Ponte, o presidente da Conab, Guilherme Ribeiro e o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Cesar Halum.
“São cerca de 46 milhões de estudantes da rede pública de educação básica que, de uma maneira ou de outra, recebem a merenda. E, em parceria com o Ministério da Agricultura, conseguimos com fazer com que 30% da alimentação escolar seja proveniente da agricultura familiar”, Milton Ribeiro, Ministro da Educação.
Programa Nacional de Alimentação Escolar
O PNAE presta alimentação escolar para todos os estudantes das redes públicas do Brasil. A inclusão de gêneros da agricultura familiar tem promovido uma importante transformação na alimentação escolar, ao mesmo tempo, garante mercado para esses produtores, o que promove o desenvolvimento econômico das comunidades.
Com informações do Ministério da Educação