Notícias
Pátria Vacinada
Campanha reforça a importância da 2ª dose da vacina Covid-19
Já foram aplicadas 109,9 milhões de doses em todo o Brasil - Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF
O Ministério da Saúde lançou, nesta quarta-feira (7), uma campanha sobre a importância da população a tomar a segunda dose da vacina Covid-19. O lançamento contou com a participação da família Zé Gotinha.
“Nós sabemos que a imunização contra o Covid-19 é a principal arma para conter o caráter pandêmico dessa doença. É fundamental que a população brasileira que tomou a primeira dose da vacina volte para tomar a 2ª dose. Só assim a imunização estará completa”, afirmou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
A imunização da população é prioridade número um do Governo Federal, que já contratou mais de 630 milhões de doses de vacinas Covid-19 para 2021 por meio de acordos com diferentes laboratórios. No entanto, para que as imunizações sejam eficazes é necessário que as pessoas tomem as duas doses das vacinas.
Cerca de 3,4 milhões de pessoas ainda não retornaram aos postos de vacinação para tomar a segunda dose. Além disso, é importante reforçar que mesmo as pessoas que já estão imunizadas ainda precisam seguir com os protocolos de segurança como o uso de máscaras e o distanciamento social.
Entre as vacinas liberadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para serem aplicadas no Brasil deve-se tomar a 2ª dose da AstraZeneca/Fiocruz, da Pfizer/BioNTech e da Coronavac/Butantan. Apenas a Janssen, da farmacêutica Johnson & Johnson, é dose única. Todos os imunizantes têm o registro da Anvisa, são eficientes e têm ajudado o País a avançar na vacinação.
Envio de vacinas
Brasil recebeu nessa quarta-feira (7) mais um carregamento com 600,2 mil doses da vacina Covid-19 da Pfizer/BioNTech. No total, 15 milhões de doses estão previstas para serem entregues pela farmacêutica durante o mês de julho.
Com informações do Ministério da Saúde