Notícias
Pátria Vacinada
Brasil ultrapassa a marca de 100 milhões de doses Covid-19 aplicadas
Mais de 74 milhões de pessoas já receberam a primeira dose da vacina - Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF
O Brasil ultrapassou a marca de 100 milhões de doses de vacinas Covid-19 aplicadas na população. A campanha nacional de vacinação contra a doença é prioridade do Governo Federal e segue em ritmo acelerado em todo o País. Mais de 74 milhões de pessoas já receberam a primeira dose da vacina. Isso significa que 45% do público-alvo já foi imunizado até agora.
“Será possível, com o empenho de todos, vacinar a população brasileira acima de 18 anos até o final de 2021. Essa é a nossa esperança, esse é o nosso compromisso”, afirmou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
Ao todo, foram distribuídas mais de 135 milhões de doses de imunizantes de diferentes laboratórios contratados para estados e Distrito Federal desde o início da campanha de vacinação, em janeiro deste ano. Foram encomendadas mais de 600 milhões de doses de vacinas, que devem chegar até o fim deste ano.
Do total de imunizantes distribuídos aos estados, segundo o Ministério da Saúde, a maior parte foi da Fiocruz/Astrazeneca; seguidas, nesta ordem, pela Coronavac/Sinovac/Butantan, Pfizer/Biontech e Jansen/Johnson e Johnson.
Distribuição
Assim que as vacinas chegam ao Brasil, elas são distribuídas para os estados em até 48 horas. O repasse dos imunizantes às Unidades da Federação é feito de forma proporcional, de acordo com as estimativas populacionais, os grupos prioritários e o quantitativo de doses disponibilizadas pelos laboratórios que fabricam os imunizantes.
Ao receberem os lotes das vacinas, equipes do Centro de Distribuição Logístico, do Ministério da Saúde, são responsáveis por armazená-los em câmaras frias, fazer a contagem e o controle de qualidade de todas as doses recebidas.
Logo após esse processo, o Ministério da Saúde se reúne com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde para, juntos, definirem a estratégia de distribuição dos imunizantes.
Para mais números da vacinação: clique aqui.
Com informações do Ministério da Saúde