Notícias
Capacitação
Funai capacita servidores para combater ilícitos ambientais utilizando drones
Curso de capacitação é promovido pela Funai em parceria com o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia. - Foto: Divulgação/Funai
A Fundação Nacional do Índio (Funai) realizou a 2ª edição do Curso de operação de aeronaves remotamente pilotadas (ARP). Com o objetivo de capacitar servidores para operarem drones, o treinamento ocorreu entre os dias 25 e 29 de janeiro, no Centro de Formação Indigenista, em Sobradinho (DF).
A fundação utiliza os equipamentos em atividades de reconhecimento, inteligência, vigilância, busca e salvamento. Os drones permitem aumentar o alcance da fiscalização nos territórios e permitem que o monitoramento seja feito à distância, sem expor os servidores a riscos. As ARPs ainda coletam dados de fotografias aéreas a baixo custo e em menor tempo.
“Com isso, a Funai inova em termos de coleta de dados e de fiscalização e aprimora seu trabalho, adquirindo uma melhor capacidade de atender às demandas de preservação de Terrais Indígenas, com identificação rápida de possíveis ilícitos que estejam ocorrendo nessas áreas”, Luiz Conde, coordenador de Fiscalização da Funai.
A capacitação é promovida pela Funai em parceria com o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam). O curso de operação de drones é uma iniciativa da Coordenação de Fiscalização com o apoio da Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas, por meio da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal. A 3ª edição do treinamento está prevista para ocorrer na primeira semana de fevereiro deste ano.
Com informações da Fundação Nacional do Índio