Notícias
ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
Entrega de kits de alimentação escolar continuam em todo o Brasil
Mesmo com o fechamento das escolas públicas por conta da pandemia da Covid-19, o FNDE segue repassando, normalmente, os recursos da alimentação escolar. - Foto: Divulgação/Agência Brasil
Mesmo com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia de Covid-19, estudantes das redes públicas de ensino de todo o Brasil seguem sendo beneficiados pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). A distribuição aos alunos beneficiários continua e foi autorizada pela Lei nº 13.987/2020, publicada em 7 de abril.
Os produtos devem ser entregues aos estudantes em forma de kits, definidos pela equipe de nutrição local de acordo com a faixa etária de cada aluno e o período em que estaria sendo atendido na unidade escolar. Os kits devem seguir as determinações do Pnae quanto à qualidade nutricional, sanitária e respeitar hábitos alimentares e cultura local.
Os alimentos são retirados em dias determinados, nas unidades escolares onde as famílias fizeram os cadastros. Medidas de distanciamento físico e de higiene continuam sendo cumpridas para garantir segurança às equipes de trabalho e aos beneficiados.
Cabe aos estados e municípios definirem a melhor forma de distribuição dos alimentos. Na cidade de São José do Rio Preto (SP), por exemplo, já foram realizadas nove etapas de entregas de kits para os alunos que se cadastraram para receber os alimentos. No total, mais de 740 mil kits com produtos perecíveis e não perecíveis foram distribuídos no município desde abril de 2020.
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) publicou uma cartilha de orientação e um documento com respostas às perguntas mais frequentes sobre a execução do Pnae durante a pandemia.
Com informações do MEC