Notícias
Imunização
Primeiro lote do Ingrediente Farmacêutico Ativo para produção de vacina contra a Covid-19 chega ao Brasil
O contêiner contendo cerca de 90 litros do insumo, armazenado a -55°C, foi levado até a sede da Fiocruz por um caminhão escoltado - Foto: Divulgação/Ministério da Saúde
O primeiro lote do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) para a produção da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca/Oxford chegou ao Brasil neste sábado (6). A matéria-prima vai permitir a produção de 2,8 milhões de doses.
O contêiner contendo cerca de 90 litros do insumo, armazenado a -55°C, foi levado até a sede da Fiocruz por um caminhão escoltado e adesivado com “Brasil Imunizado: Somos Uma Só Nação”, slogan da campanha de vacinação do Governo Federal.
“Em sete meses de trabalho, nós estruturamos toda a Bio-Manguinhos, toda a nossa cadeia de produção, e a chegada hoje do IFA vindo da China nos permite o início da fabricação e vai marcar a mudança da nossa gestão em vacinar”, afirmou o ministro Pazuello.
Ao longo de fevereiro mais duas cargas do insumo da vacina da AstraZeneca/Oxford chegarão ao Brasil. A Fiocruz tem previsão de entregar ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), em março, 15 milhões de doses da vacina.
A primeira entrega, com 1 milhão de doses, deverá ocorrer na semana de 15 a 19 de março - para uso do imunizante, há necessidade do aval da Anvisa para registro definitivo da vacina.
Até junho, serão enviados 14 lotes de insumo para a produção de 100,4 milhões de doses da vacina da AstraZeneca/Oxford pela Fiocruz.
Com informações do Ministério da Saúde