Notícias
Covid-19
Operação Covid-19 completa 11 meses de atuação
Usinas geradoras de oxigênio têm auxiliado no abastecimento de hospitais no Amazonas em resposta à crise sanitária provocada pela Covid-19 - Foto: Divulgação/Ministério da Defesa
No último sábado (20), a Operação Covid-19, do Ministério da Defesa, completou 11 meses de atuação. Em quase um ano de trabalho, as Forças Armadas atuaram no combate ao novo coronavírus em todo o País. Recentemente, o apoio ao estado do Amazonas se intensificou, com o transporte de oxigênio e remoção de pacientes para os mais diversos estados brasileiros.
A cada sete dias, a Aeronáutica completa o correspondente a uma volta ao mundo em horas de voo no combate à Covid-19. Já são 4.430 horas, que equivalem a 48 voltas ao mundo. O empenho ininterrupto soma o transporte de 25.614 toneladas de carga para todo o território nacional, sendo mais de 2,4 mil toneladas, especificamente, para o Amazonas.
O transporte de oxigênio integra o apoio emergencial ao sistema de saúde amazonense, iniciado em janeiro deste ano. Foram entregues acima de 5,4 mil cilindros de oxigênio, 37 usinas para produção do insumo e 680 tanques de oxigênio líquido.
A atuação dos militares também contribuiu para o translado de pacientes. Até esta quarta-feira (24), 725 haviam sido transferidos entre os estados brasileiros por meio da FAB, possibilitando a continuidade dos tratamentos.
No combate à pandemia, foram mobilizados cerca de 34 mil militares de forma conjunta. Destaca-se o apoio ao Ministério da Saúde na distribuição de vacinas contra o coronavírus em áreas de difícil acesso. Até o momento, mais de 96 mil indígenas foram vacinados com o auxílio dos Comandos Conjuntos das Forças Armadas.
Em cooperação com outros órgãos governamentais, os militares capacitaram 18.282 pessoas para a descontaminação de locais públicos, efetuando o procedimento em 8,3 mil pontos pelo Brasil. As Forças Armadas promoveram 14,3 mil campanhas de prevenção, que resultaram na doação de 317.454 kits de higiene e na produção de quase 740 mil máscaras de proteção. Por meio da Operação Covid-19, também foram distribuídas mais de 1,2 milhão de cestas básicas.
Com informações do Ministério da Defesa