Notícias
Covid-19
Em apoio à crise no sistema de saúde pública no estado no Amazonas, FAB alcança 875 horas de voo
Desde o dia 08 de janeiro, aeronaves da FAB realizam o apoio logístico para remoção de pacientes - Foto: FAB
No última semana, a Força Aérea Brasileira (FAB) alcançou 875 horas de voo, com ações em apoio à crise no sistema de saúde pública no estado no Amazonas. Com o objetivo de salvar vidas, as medidas aéreas totalizam 131 viagens, com média de deslocamento de aproximadamente 44 horas por dia.
A carga transportada, entre tanques de oxigênio líquido, cilindros de oxigênio e equipamentos para o combate ao novo coronavírus, soma 927 toneladas. Desde o dia 8 de janeiro, aeronaves da FAB realizaram 97 trajetos de apoio logístico e 34 para remoção de 340 pacientes do Amazonas para hospitais de outros unidades da federação.
Até a quinta-feira (28), cerca de 3.918 cilindros de oxigênio foram transportados para municípios do Amazonas, sendo 1.150 por balsas. Seguiram, ainda, em aeronaves da FAB 15 usinas de produção de oxigênio, 235 tanques de oxigênio líquido e 3,1 toneladas de medicamentos.
A Marinha do Brasil enviou 47 respiradores de baixo custo ao estado.
Oxigênio líquido
No sábado, o Navio Patrulha Pampeiro, da Marinha, partiu da capital paraense rumo a Manaus, Amazonas, escoltando a balsa que transporta tanque de 90 mil m³ de oxigênio líquido. O comboio chegará ao seu destino na próxima semana.
Ações
Também neste sábado (30), por meio do 8° Batalhão de Engenharia de Construção (8°BEC), militares do Exército transferiram 180 cilindros de oxigênio, que chegaram em Santarém, no Pará, para caminhão que fará a distribuição em municípios do oeste paraense.
Em outra frente, a Força Aérea transportou oxigênio, pacientes e equipes de saúde neste sábado (30). O cargueiro KC-390 deslocou cilindros de oxigênio de Brasília para Manaus. O C-130 Hércules levou 180 cilindros de oxigênio de Guarulhos (SP) para Santarém (PA).
Vacinas
Aeronave da FAB levou equipe de saúde para vacinação contra a Covid-19. Outro voo realizou o transporte de equipes de saúde e vacinas para comunidades indígenas do Médio Solimões e afluentes. Além disso, foram transportados materiais, equipamentos e pessoal para abastecimento das aeronaves em Lábrea (AM), em apoio à vacinação indígena. A Aeronáutica levou ainda material, pessoal e combustível para o mesmo objetivo em Surucucu (RR) e em Iauaretê (AM), em apoio a vacinação indígena.
Com informações do Ministério da Defesa