Notícias
Pátria Vacinada
Mais de 320 milhões de vacinas contra a Covid-19 já foram aplicadas no Brasil
Com a maioria da população alvo imunizada, país avança na aplicação da dose de reforço - Foto: Myke Sena/MS
A campanha nacional de vacinação contra a Covid-19 atingiu mais um número importante nesta terça-feira (28): ultrapassou a marca de 320 milhões de doses de vacinas aplicadas. Os números mostram que a ampla imunização da população, iniciada em janeiro deste ano, é a responsável por uma grande redução da quantidade de casos, óbitos e ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Ao longo deste ano, mais de 161 milhões de brasileiros receberam a primeira dose; outros 143 milhões estão com o ciclo completa; e cerca de 16 milhões já contam com a proteção da dose de reforço.
"Com o avanço da vacinação foi possível reduzir em mais de 90% o número de óbitos e o número de casos de Covid-19, quando comparado ao pico da pandemia, em abril de 2021. Temos hoje, no Brasil, o menor número de óbitos por Covid-19 desde abril de 2020", destacou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
Doses da Janssen
Para dar continuidade a campanha de vacinação, nesta quarta-feira (29), mais 3,7 milhões de doses da vacina Janssen chegaram ao Brasil. O Ministério da Saúde contratou 38 milhões de doses da Janssen; além disso, recebeu uma doação de outras três milhões por parte do governo dos Estados Unidos, em junho. Ao todo, aproximadamente 400 milhões de vacinas contra a Covid-19 já foram distribuídas para todo o País.
Inicialmente, a vacina da Janssen havia sido planejada para ser de aplicação única, mas pesquisas realizadas pela própria fabricante indicaram a necessidade de um reforço. A segunda dose deve ser aplicada no intervalo de dois a seis meses, com imunizante da mesma fabricante.
Com informações do Ministério da Saúde