Notícias
Meio Ambiente
Desmatamento na Amazônia registrou queda de 19%, em novembro
Os números mostram o resultado do trabalho integrado no combate a crimes ambientais na região amazônica. - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Os números do desmatamento na Região Amazônica registraram queda de 19%, na comparação ao mesmo período de 2020. Os dados do sistema Deter-B (Detecção do Desmatamento em Tempo Real), do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), foram apresentados nesta terça-feira (14) pelos ministros do Meio Ambiente, Joaquim Leite, e da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres.
O ministro Joaquim Leite, destacou a queda de 12% no desmatamento no acumulado de agosto a novembro, em relação ao mesmo período do ano anterior. “Com integração, o Governo Federal está atuando de forma contundente contra qualquer crime ambiental”, afirmou Joaquim Leite.
Segundo o ministro Anderson Torres, o número de ações da Força Nacional de Segurança Pública no combate a crimes ambientais teve aumento de 114% em 2021, em comparação com 2020. Além disso, a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Federal atuam em ações ostensivas e de investigação para responsabilizar os culpados pelo desmatamento.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública finalizou o planejamento operacional da segunda fase da Operação Guardiões do Bioma, com foco no combate ao desmatamento.
Com informações do Ministério da Justiça e Segurança Pública